Homenagem as colaboradoras do Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social e Paroquial
Realizou-se no dia 28 de julho, a segunda Gala Honoris Cerva 2016 que prestou homenagem a um conjunto de personalidades Cervenses e Limonenses.
Foi com muito orgulho que as Colaboradoras do Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social e Paroquial foram homenageadas pelo trabalho realizado ao longo de todos estes anos.
As palavras serão sempre poucas quando está em causa reconhecer o valor incalculável de um grupo de pessoas que, no seu trabalho diário, não se limita a executar os serviços básicos de apoio domiciliário a que estão obrigadas no decorrer das suas funções como colaboradoras do serviço que prestam.Faz parte das suas funções tratar da higiene pessoal e habitacional dos utentes bem como tratar das roupas e alimentação de todos os visados sob sua alçada.
Não obstante estas tarefas que, por si só, já seriam mais do que suficientes para o reconhecimento continuado da nossa sociedade perante elas, estas mulheres vão mais além fazendo mesmo o acompanhamento a consultas médicas, bem como a aquisição de bens e serviços. Em muitos casos ainda substituem a própria família ou são mesmo a única família para aqueles que estão sozinhos e vivem isolados.
Importa, igualmente, referir que, por vezes, abdicam do seu próprio tempo, como fins-de-semana ou horas-extra, para poder acompanhar os utentes a uma urgência. Estas mulheres, além do trabalho executado ainda fazem companhia, conversam com os idosos, ajudam a gerar um clima de confiança e tomam-nos como seus parentes bem próximos acontecendo mesmo, em alguns casos, perante a morte de um dos idosos, estas mulheres passarem por um processo de luto complicado.














